O navegador Explorer é um velho conhecido dos usuários de Windows. Porém, com a evolução da tecnologia, muitos usuários passaram a utilizar outros navegadores como o Chrome, Firefox ou Microsoft Edge, por exemplo.

Se você está mudando de navegador e não quer perder seus favoritos, saiba que é possível importá-los para um novo navegador, sem precisar organizá-los novamente do zero.

Neste tutorial, vamos mostrar como importar seus favoritos do Explorer para um novo navegador em poucos passos.

Passo 1: Exportar seus favoritos do Explorer

O primeiro passo é exportar seus favoritos do Explorer. Para isso, abra o Explorer e clique em Favoritos. Em seguida, selecione a opção Gerenciar Favoritos.

Na janela que se abrirá, clique em Exportar Favoritos. Escolha um local no seu computador para salvar o arquivo .html com seus favoritos e clique em Salvar.

Passo 2: Importar seus favoritos para o novo navegador

Agora que você já tem o arquivo .html com seus favoritos do Explorer, abra o novo navegador que você quer importar os favoritos. Cada navegador terá uma opção diferente para importação de bookmarks, mas em geral, elas podem ser acessadas nas configurações.

No Google Chrome, por exemplo, a opção de importação fica em Configurações > Favoritos > Importar Favoritos e Outros Dados do Navegador.

Já no Firefox, a opção fica em Biblioteca > Importar e Backup > Importar Dados de Outro Navegador.

Ao clicar na opção de importar, uma janela irá se abrir. Nesta janela, selecione o arquivo .html que você salvou no passo anterior e aguarde até que o navegador importe seus favoritos.

Passo 3: Verificar se todos os favoritos foram importados com sucesso

Depois que a importação estiver completa, verifique se todos os seus favoritos foram importados corretamente. Caso algum favorito não tenha sido importado, é possível adicioná-lo manualmente no novo navegador.

Conclusão

Importar seus favoritos do Explorer para um novo navegador é uma tarefa simples e que poupa tempo na organização dos seus bookmarks. Basta seguir os passos deste tutorial e você poderá desfrutar de seus links favoritos em um novo navegador sem precisar organizá-los novamente.

Agora que você já sabe como importar seus favoritos, experimente diferentes navegadores e descubra qual deles melhor atende as suas necessidades. Lembre-se de sempre fazer backup dos seus favoritos para que você nunca os perca.